Terapias Posturais

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método terapêutico manual que permite tratar problemas morfológicos, lesões articulares, sequelas de patologias reumatológicas, problemas pós-traumáticos, dores de coluna e até doenças respiratórias através da conscientização corporal com exercícios posturais adequados.

A RPG é um método Francês, criado em 1980 e baseia-se em três princípios sólidos: Individualidade (cada ser humano sente e reage de maneira diferente), Causalidade (a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma) e Globalidade (deve-se tratar o corpo como um todo). Outra base fundamental do método é a identificação da responsabilidade da retração muscular nas patologias músculo-esqueléticas. O método de tratamento tem como objetivo reeducar e modificar posturas incorretas no dia-dia, aumentar elasticidade musculares, restabelecer espaços articulares e morfologia anatômica.

Posturologia

É um método de avaliação e tratamento global que reúne varias especialidades como Clínica geral, Oftalmologia, Fisioterapia, Odontologia e Podologia. O diferencial deste método é que resultada da avaliação feita através da observação de estruturas importantes do corpo, chamados de captores, além da própria coluna vertebral. A postura é afetada diretamente por disfunções nos pés e nos olhos e em menor escala, pelas disfunções crânio mandibulares, articulações e cicatrizes profundas na pele que são os captores responsáveis pela regulação da postura. O tratamento envolve exercícios que corrigem a musculatura ocular e o uso de palmilhas especiais de Bricot que beneficiam não apenas o pé, mas todo o corpo, por possuírem um “ressonador” que emite uma frequência capaz de equilibrar as cadeias musculares.