11 2307-5064
contato@equilibriofitefisio.com.br

Terapias Manuais

http://www.equilibriofitefisio.com.br/wp-content/uploads/2015/09/masaje-shiatsu-612x2521.pngTerapias Manuais

Conceito Mulligan

Desenvolvido na década de 1980, é um conceito da terapia manual que visa o reposicionamento articular. As técnicas são aplicadas com o objetivo de corrigir “falhas posicionais” que causam dor ou limitação do movimento. As correções são aplicadas através da combinação da mobilização articular, feita pelo terapeuta, associada ao movimento ativo, feito pelo paciente, sempre na ausência de dor. É esperado o alívio imediato da dor, além do aumento da amplitude de movimento.

Conceito Maitland

Consiste em um método de avaliação e tratamento de disfunções articulares, tanto da coluna vertebral como de articulações periféricas. Seu objetivo é alívio dos sintomas e/ou melhora na amplitude de movimento através de mobilizações (movimentos oscilatórios) e manipulações (thrust) articulares que visam analgesia, aumento de informações sensoriais, facilitação neuromuscular, estimulação do retorno venoso, relaxamento de músculos adjacentes e liberações articulares.

Conceito McConnell

Método de tratamento que consiste em utilização de técnicas de mobilização articular, bandagens e exercícios terapêuticos que visam o realinhamento das articulações, melhora de força de músculos específicos e, principalmente, alívio de dor. É um conceito que possui amplo estudo e comprovação científica de sua eficácia, e que pode ser aplicada tanto ao tratamento da coluna como de articulações periféricas.

Mobilização Neural

O sistema nervoso é responsável por transmitir informações sobre o estado de diversos tecidos, apresentando uma mecânica complexa e uma grande responsabilidade funcional no organismo. É um tecido muito específico que possui propriedades elásticas, além de ser contínuo em todo o corpo, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo em toda sua extensão, o que permite que os impulsos elétricos gerados no cérebro possam chegar às extremidades, como mão e pés. Seguindo estes conceitos, é possível entender a técnica de mobilização neural, que consiste num conjunto de manobras com o objetivo de provocar deslizamentos no trajeto dos nervos, liberando assim pontos de compressão ou tensão. Essa técnica é indicada para casos em que a fonte de dor é o tecido neural, porém deve ser aplicada com muito critério e experiência para se obter os resultados esperados (alívio de dores, formigamentos, dormências e até, ativação muscular).

AGENDE SUA AVALIAÇÃO NA EQUILÍBRIO FIT&FISIO!