11 2307-5064
contato@equilibriofitefisio.com.br

Pilates

Pilates

Indicado para todos os gêneros e idades com diversos benefícios:

  • Alívio de problemas relacionados ao stress
  • Aumento da concentração
  • Flexibilidade e mobilidade das articulações
  • Aumento da resistência física e mental
  • Auxílio no desenvolvimento cardio-respiratório
  • Contribui para a queima de caloria
  • Trabalho da respiração

Pilates

É uma técnica definida por seu criador Joseph Humberts Pilates em 1920 como a completa interação entre corpo, mente e espírito e segundo ele, “Estes exercícios são o que as pessoas vão querer e precisar no novo milênio”.

O Pilates é a fusão da abordagem terapêutica oriental e ocidental. Essas técnicas orientais visam o relaxamento, respiração, concentração, controle e flexibilidade, objetivos somados aos das técnicas ocidentais, que tem ênfase na ativação do “centro de força”, musculatura responsável pela estabilização e controle da coluna, para realização dos exercícios com fluidez e perfeição.

Através dessa mistura, o tratamento é extremamente eficiente, apresentando baixo impacto, proteção das articulações, correção da postura e da respiração. Conscientizando o corpo do praticante sobre os diversos alinhamentos e encaixes, a coluna vertebral é colocada em prumo, corrigindo sobrecargas indevidas em outras regiões do corpo, assim aliviando dores e desconfortos. Além disso, o condicionamento físico é restabelecido, o que traz saúde de forma geral ao organismo.

Conheça de forma animada a história do fundador do Método Pilates

 

 Fonte: youtube/infobytesTV

Core

Muito embasado e parecido com o Pilates, porém com exercícios mais avançados, funcionais do dia-dia e dentro de práticas esportivas.

Estabilização Segmentar

A coluna vertebral possui diversos músculos com diferentes funções, entre eles estão os músculos estabilizadores dos segmentos da coluna, que possuem características particulares de antecipação, assim agem em conjunto proporcionando estabilidade e proteção as estruturas vertebrais impedindo qualquer sobrecarga a coluna. Estudos evidenciaram que pessoas que possuem dor na coluna, seja por qualquer causa, possuem um processo de inibição e fraqueza destas musculaturas estabilizadoras dos segmentos vertebrais. Portanto está musculatura perde seu caráter de antecipação e proteção, sendo causa fundamental para a progressão de patologias degenerativas da coluna vertebral.

Sabendo destas evidências fisioterapeutas e pesquisadores australianos da Universidade de Queensland criaram uma técnica de tratamento que visa devolver a função de estabilização aos diferentes segmentos da coluna vertebral. O treinamento pode ser feito por meio de exercícios específicos com o auxílio de um aparelho chamado Stabilizer. O tratamento tem o objetivo de recuperar a contração conjunta e antecipada da musculatura do transverso do abdômen, multífidos e fáscia tóraco-lombar, que agem como um cinturão interno com o diafragma e os músculos do assoalho pélvico. Estes exercícios são associados com a respiração e priorizam a qualidade e percepção da contração dos músculos estabilizadores, evoluindo para exercícios funcionais com alterações do centro de gravidade e movimentos amplos de extremidades. A Estabilização Segmentar Vertebral é utilizada em todo o mundo como ferramenta fundamental para a prevenção e diminuição de recorrências de dores músculos-esqueléticas.

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL NA EQUILÍBRIO FIT&FISIO!