Hidroterapia para Gestantes

A gravidez é um período único na vida da mulher. Para isso o organismo da gestante é lentamente preparado e adaptado fisiologicamente para gerar o feto.

A hidroterapia com exercícios e técnicas específicas para as futuras mamães, favorece a gestante promovendo uma adequada adaptação metabólica e cardiovascular, melhora na adaptação estrutural do corpo para que a postura gestacional não se torne um problema futuramente.

Com a hidroterapia vemos muitos benefícios, entre eles estão:

• Melhora circulação sanguínea
  • Proporciona vivência em posições que não são possíveis de serem realizadas fora do ambiente aquático
  • Reduz edema
  • Possibilita a realização de exercícios com mais facilidade, e obtém ótimos resultados
  • Promove fortalecimento muscular
  • Proporciona melhora na respiração, pois devido as propriedades da água e exercícios específicos, promove fortalecimento das musculaturas respiratórias
  • Promove alongamento e relaxamento muscular
  • Proporciona alívio das tensões ocasionadas pela mudança postural gestacional
  • Melhora a ativação da função intestinal
  • Reduz a perda de urina involuntária por esforço

Estudos mostram que:

“Os benefícios dos exercícios aquáticos percebidos pelas gestantes incluem: redução do peso nos movimentos e o alívio da dor na coluna durante horas, dias e em alguns casos o alívio é completo. As gestantes relatam que dormem melhor durante a noite quando realizam os exercícios aquáticos, e adicionalmente há ativação da função intestinal.” (BARACHO, 2002)

“Os benefícios da atividade física em imersão destacam-se pela possibilidade de controle do edema gravídico, incremento da diurese e prevenção ou melhora dos desconfortos músculo-esqueléticos. Além destes, foram relatados maior gasto energético, aumento da capacidade cardiovascular, relaxamento corporal e controle do estresse.” (PREVEDEL, T.T.S; et. al. 2003)

Contra indicações da hidroterapia para gestantes:

• Doença miocárdica descompensada
• Insuficiência cardíaca congestiva
• Tromboflebite
• Embolia pulmonar recente
• Doença infecciosa aguda
• Risco de parto prematuro
• Sangramento uterino
• Doença hipertensiva descompensada
• Suspeita de estresse fetal
• Paciente sem acompanhamento pré-natal

É necessário trazer atestado médico de liberação do seu obstetra!