11 2307-5064
contato@equilibriofitefisio.com.br

Fisioterapia

A fisioterapia surgiu no Brasil a partir de 1929, com a criação do primeiro curso técnico na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. A motivação principal para sua criação foi o grande número de portadores de sequelas da poliomielite – então com elevada incidência – com distúrbios do aparelho locomotor, bem como o crescente aumento de acidentes de trabalho.

Considerada profissão recente, a formação em fisioterapia no Brasil evoluiu de forma lenta nas décadas de 1970 e 1980. A regulamentação da fisioterapia como profissão de nível superior ocorreu em 1969, com o decreto-lei 938 (Brasil, 16 out. 1969), no auge da ditadura militar no país e quando se agravaram as condições de saúde da população devido à sobrecarga epidemiológica e à deficiência do sistema assistencial brasileiro. 

A fisioterapia atua em todos os níveis de assistência à saúde, incluindo a prevenção, promoção, desenvolvimento, tratamento e recuperação da saúde em indivíduos. É o profissional que cuida da saúde da população com ênfase no movimento e na função, prevenindo, tratando e recuperando disfunções e doenças, sendo, portanto, seu principal objeto de trabalho a saúde funcional. Na atuação clínica realiza o processo fisioterapêutico, que inclui o diagnóstico funcional, prognóstico, prescrição, indução do tratamento, reavaliação e alta do paciente.

As terapias são realizadas de acordo com a necessidade de cada paciente, através de ferramentas como Terapias Manuais (Osteopatia, Conceito Mulligan e Maitland, Mobilização Articular, Mobilização Neural, Manipulação Articular), Eletroterapia (Laser, Ultra-som, Terapia-Combinada, TENS, CIV, Corrente Russa), Hidroterapia (Conceito Bad Ragaz, Halliwik, Watsu), Terapias Posturais (RPG, Posturologia), Terapias Alternativas (Acupuntura, Auriculoterapia, Magnetoterapia, RMA, Bandagens funcionais) e Cinesioterapia (Mecanoterapia, Pilates, Exercícios Funcionias).

Sempre com objetivos de melhora de qualidade de vida e de queixas principais, o tratamento é realizado baseado na funcionalidade de cada paciente até sua alta, podendo voltar a viver melhor e sem incapacitações.