Fisioterapia Tornozelo e Pé

O tornozelo é um complexo articular distal que junta à perna com o pé. Com duas articulações em especial, permite alguns dos principais movimentos como o de dorsi-flexão, flexão plantar, inversão e eversão.

O pé tem como função receber o peso do corpo, promover equilíbrio e movimento, importante na nossa marcha e se ajusta a qualquer superfície. Possuem três arcos plantares formados pelos pontos de apoio do pé e são importantes para distribuição de peso de forma adequada na planta do pé, sendo o Arco Longitudinal Medial, Arco Longitudinal Lateral e Arco Transverso. Possui 28 ossos, 34 articulações e 107 ligamentos e é subdividido em Retropé, Mediopé e Antepé.

As lesões de tornozelo e pé normalmente evoluem com sintomas de dor contínua e localizada, edema, equimose e impossibilidade de movimentar o tornozelo. As entorses de tornozelo é uma das lesões mais comuns desta articulação, que é causada por uma virada forçada inesperada do tornozelo, causando um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos, podendo ser classificadas em graus que variam de I,II ou III dependendo de sua gravidade.

O tratamento normalmente, se não for grave, é a fisioterapia, onde inicialmente são usadas compressas de gelo, elevações, faixas elásticas, terapias manuais, bandagens, eletroterapia, hidroterapia e após exercícios proprioceptivos e fortalecimento muscular.