11 2307-5064
contato@equilibriofitefisio.com.br

Fisioterapia Cotovelo

Fisioterapia Cotovelo

O cotovelo é uma articulação que parece uma simples dobradiça, mas quando a complexidade dos movimentos e interação do cotovelo com o antebraço e punho são entendidas, fica fácil ver como as patologias do cotovelo podem trazer grande desconforto ao paciente. Para utilizarmos nossa mão no dia-a-dia, dependemos de um ombro e cotovelo móveis, estáveis e sem dor.

O cotovelo é composto por 3 ossos, o úmero (osso do braço), a ulna (osso mais largo do antebraço) e o rádio (osso do mesmo lado do polegar). Esta é uma articulação em dobradiça com a função de fletir e extender (dobrar). Mas existe uma segunda articulação dentro da articulação do cotovelo onde o rádio (cabeça do rádio) encontra com o úmero. Esta articulação secundária do cotovelo é a responsável por rodarmos nosso antebraço com a palma da mão para cima ou para baixo.

No cotovelo temos dois importantes ligamentos, o ligamento colateral medial (na parte de dentro do cotovelo) e o ligamento colateral lateral (na parte de fora). Juntos estes ligamentos conectam o úmero com a ulna e mantem a estabilidade do cotovelo. Estes podem sofrer lesões nos casos de torções ou luxações (deslocamento) do cotovelo. Se eles não cicatrizarem corretamente o cotovelo pode ficar instável. Outras patologias comuns no cotovelo são as epicondilites medial e lateral e a bursite olecraniana que na maioria das vezes são causadas por movimentos repetitivos associados com fraqueza muscular.

O tratamento fisioterápico do cotovelo tem como principal objetivo a recuperação do movimento e a diminuição da dor utilizando terapias manuais, hidroterapia, eletroterapia e bandagens, evoluindo para exercícios proprioceptivos, fortalecimento muscular e retorno as atividades funcionais.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO NA EQUILÍBRIO FIT&FISIO!